24 de jun. de 2011

Sugestões: acesso a teses, dissertações, periódicos e livros

Hoje publico uma dica de três espaços interessantes para pesquisa. São três bancos de dados para acessar trabalhos, teses, periódicos, livros e artigos científicos.

O Portal é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil periódicos nacionais e internacionais.  São mais de 26 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Pretende atender às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental. Para ter acesso completo é preciso estar ou vinculado a uma instituição associada ou então consultá-lo na biblioteca de uma universidade. 

O Banco de Teses pretende propiciar o acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. No Banco reune teses e dissertações defendidas a partir de 1987.  A ferramenta permite a pesquisa por autor, título e palavras-chave.

O portal foi lançado em 2004 e coloca disposição uma biblioteca virtual  pretendendo ampliar o acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada. Nele é possível encontrar livros científicos, de literatura, literatura infantil, poesia, músicas, teses e dissertações e muitas outras coisas.

Nenhum comentário: