25 de jul de 2011

Geógrafos: Jean Tricart

Jean Tricart, geógrafo francês, nasceu em 1920 tendo se doutorado na Universidade de Paris I. É conhecida e reconhecida sua importância para o desenvolvimento da Geografia. Foi especialmente com seus trabalhos em Geomorfologia e Ecogeografia que a Geografia de Tricart ganhou expressão mundial. O geógrafo procurou desenvolver uma geomorfologia que estivesse alinhavada pela compreensão da paisagem física não apenas através dos seus elementos físicos mas também pela participação do homem. Para o autor, o homem é um elemento inerente e transformador da paisagem física e, por essa razão, não poderia ser deixado de fora da análise geomorfológica e ecodinâmica. Tricart esteve no Brasil em 1975 quando do convite para ser consultor do projeto RADAMBRASIL. Neste projeto participou da elaboração de cartas geomorfológicas além de ter contribuido para a construção metodológica das pesquisas sobre o Quaternário brasileiro. Morreu em 2003 tendo deixado vários textos publicados em diferentes idiomas. Destacam-se: Traité de Géomorphologie, Précis de Géomorphologie; L´Ecogéographie; Travaux Pratiques de Géomorphologie Structurale; L´Epiderme de laTerre; La Terre Planète Vivante; Ecogéographie des Espaces Ruraux.

3 comentários:

Anônimo disse...

legal professora, sabia que nao tem nada do tricart no wikipedia , ficaria feliz com sua contribuiçao por lá, mas mesmo que nao queira , ja é de otima valia seu rico blog

abraço

cris

Anônimo disse...

Oi professora,gostaria de saber qual corrente teórica da geografia ele pertencia ?

Paulo Victor (geounesp) disse...

Jean Tricart o "papa" do Geossistema francês, pai e mãe para muitos geógrafos no Brasil, com grande influencia sobre Milton Santos, Armen Mamigonian, Aziz Ab'saber, Carlos augusto Monteiro e uma infinidade de grandes geógrafos brasileiros. A professora Tereza Cardoso organizou recentemente um livro bem interessante sobre ele.