9 de jun. de 2011

Uma homenagem ao prof. Maurício Abreu (UFRJ)

Hoje é sem dúvida um dia de tristeza para a Geografia e para os que tiveram a oportunidade de conhecer, conviver, aprender e trabalhar com o professor Mauricio Abreu, hoje falecido. Que noticia triste. Mauricio foi meu professor, meu mestre. Na rica experiência que tive durante 4 anos e meio (1995-2000) de pesquisa com ele, construi grande parte da base da minha formação. Com ele aprendi a olhar o passado, o sentido do tempo no conhecimento geográfico, a importância da memória, a pesquisa em fontes primárias, os conceitos da Geografia Urbana, a geografia histórica do Rio de Janeiro, os compromissos com a pesquisa, o trabalho coletivo num grupo de pesquisa e tantas outras coisas impossíveis de serem resumidas. Como foi importante ter aprendido com ele. Sem dúvida um mestre. Sua geografia, seus ensinamentos ficam e se multiplicam.  

Nesta postagem registro minha tristeza pelo dia de hoje, mas principalmente minha enorme alegria por ter podido conviver com ele. 

Clarice Cassab 
Profa. do Departamento de Geociência da UFJF

Um comentário:

Fê Dutra disse...

Lamentável a partida prematura do professor Maurício. Hoje me lembrei de uma aula dele, vim procurar por ele e cheguei até aqui.
Ah! Somos contemporâneas de UFRJ.