20 de jun. de 2009

Geografia e cinema

Abrimos uma nova sessão: Geografia e arte.

Iniciamos com a sugestão do filme Soy Cuba/Я - Куба (1964). Co-produção Cuba e URSS teve direção de Mikhail Kalatozov e fotografia de Sergei Urusevsky.

O filme está dividido em quatro histórias, todas passadas numa Cuba pré-revolucionária. A primeira conta a história de Maria (Luz María Collazo). Na segunda, o fazendeiro Pedro (José Gallardo), coloca fogo em sua lavoura ao descobrir que suas terras foram roubadas. Na terceira história, o estudante universitário Enrique (Raúl Garcia)enfrenta soldados nas ruas de Havana. Por último, Mariano (Salvador Wood), morador das colinas procura defender sua mulher e filhos dos bombardeios de Batista, juntando-se à guerrilha liderada por Fidel Castro.

Foram dois anos de gravação. Com belíssima fotografia, Soy Cuba pretendeu selar a aliança URSS-Cuba divulgando para todo o mundo ocidental a vitória da revolução cubana. Todo o filme foi filmado com uma película utilizada pela agência espacial russa. Lançado em 1964 foi um fracasso de público e de crítica, tanto em Cuba quanto na URSS, permanecendo em cartaz apenas durante uma semana. Foram precisos 30 anos para que o filme fosse resgatado por Coppola e Scorsese.

O vídeo abaixo é de uma das mais belas cenas/fotografia do filme. Vale conferir!

Nenhum comentário: